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Diretoria

DIRETORIA DO IPANEMA CLUBE

ESTRUTURA

A Diretoria do Ipanema Clube tem a sua estrutura definida nos artigos de 53 a 58 do Estatuto Social, elaborado em 1989 e aprovado pela reunião do Conselho Deliberativo do dia 11 de dezembro daquele ano, já incorporando em seu texto as alterações e novidades da Constituição Federal promulgada em 04 de outubro de 1988. No ano de 2001, uma Comissão mista de Conselheiros, Diretores e Associados, propôs novas alterações no mencionado Estatuto, que foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo e passaram a viger a partir de 02 de julho do mesmo ano.
De acordo com o Estatuto Social, a Diretoria é composta pelos seguintes cargos:

    •  Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Tesoureiro, Segundo Tesoureiro, Diretor de Patrimônio, Diretor de Patrimônio Adjunto, Diretor Social, Diretor Social Adjunto, Diretor de Esportes, Coordenador de Esportes,  Diretor de Relações Públicas e Sub-Diretor de Relações Públicas .

Além destes, reza o Estatuto, poderá a Diretoria nomear quantos Diretores, Sub-Diretores e Coordenadores se fizerem necessários ao exercício de suas atribuições.
Todos os Diretores devem ser, obrigatoriamente, associados brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 21 (vinte e um) anos. Terão mandatos de dois anos, não podendo participar da mesma parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau e sendo permitida a reeleição.
Os Diretores exercerão seus cargos sem qualquer vantagem pecuniária.
O presidente e o vice-presidente da Diretoria são eleitos bienalmente pelos componentes do Conselho Deliberativo, sendo os demais Diretores nomeados pelo presidente da Diretoria.
A Diretoria reúne-se, ordinariamente, no mínimo, uma vez por quinzena e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo seu Presidente.

COMPETÊNCIAS

A Diretoria Executiva, de acordo com o Estatuto Social, tem uma gama muito variada de competências, e vem empreendendo uma gestão que busca, constantemente, a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos associados. Estes devem sentir prazer em seu Clube, considerando-o como um local de lazer e de descontração, como uma extensão de seus próprios lares.

Entre elas, vale destacar as seguintes:

  •  Dirigir o Clube de acordo com o Estatuto Social, admitindo, demitindo ou licenciando empregados e fixando-lhes o salário, zelando pela moralidade e disciplina dos sócios nas dependências do clube ou onde estiver sendo representado, e decidindo sobre os planos de todos os departamentos, cujos Diretores serão, perante ela, responsáveis;

    •  Deliberar sobre:

    •  Pedido de licença de Diretores ou sócios;

    •  Reclamações ou sugestões de sócios, aos quais dará ciência da decisão devida;

    •  Aplicação das penalidades estatutárias;

    •  Admissão de sócios;

    •  Estabelecimento de taxas adicionais, de acordo com as exigências do momento;

   •  Cobrança de ingressos aos sócios, até a metade do cobrado a estranhos, em promoções que exijam elevadas       despesas

    •  Modelo de Carteira Social a ser usado pelos sócios e dependentes;

    •  Propostas de reforma estatutária ao Conselho Deliberativo;

    •  Constituição de comissões de sócios ou Diretores;

       Pedido de reconsideração de decisão tomada pelo Conselho Deliberativo, contra ato da Diretoria. 

COMPOSIÇÃO ATUAL

Para o biênio 2016/2018, foram eleitos, no mês de março de 2016, o Sr. Genivaldo Gomes, para Presidente, e o Prof. Paulo Lauro dos Santos Lote, para Vice-Presidente. Durante este biênio, os cargos estão assim providos:

Cargo Nome
 Presidente  Sr. Genivaldo Gomes
 Vice-Presidente  Prof. Paulo Lauro dos Santos Lote
 Assessor da Diretoria  Sr. Ademozar de Carvalho
 Assessor da Diretoria  Sr. Aparecido Balduíno Pontes
 1º Secretário  Prof. Jaime Rodrigues da Silva
 2º Secretário  Dr. Carlos Américo Tibério
 1º Tesoureiro  Sr. José Rossato
 2º Tesoureiro  Dr. Vladimir Lage
 Diretor Social  Sr. Layr Luchesi Junior
 Diretor Social Adjunto Primeiro  Sr. Marco Antonio Carlos
 Diretor Social Adjunto Segundo  Sr. Ademar Teixeira Campos Júnior
 Diretor de Relações Públicas  Dr. Carlos Alberto Fonseca
 Diretor de Relações Públicas Adjunto  Sr. Carlos Daniel Fernandes
 Diretor de Patrimônio  Sr. Ferdinando Magnani Neto
 Diretor de Patrimônio Adjunto  Sr. José Carlos da Silva
 Diretor de Esportes  Sr. Francisco Carlos Gabaldo
 Coordenador de Esportes  Sr. Antonio Marcos Sgobbi

Gerência Administrativa:

No dia a dia do Clube, a Diretoria é assessorada por um gerente que cuida de todas as áreas.

                                     Nome                                   Cargo
             Gilmar Jorge Rosa Campos                    Gerente Administrativo
           Francisco Marçal de Faria               Subgerente

REALIZAÇÕES

 A atual Diretoria está em sua 3ª gestão. A Diretoria anterior desenvolveu oito gestões, no período de 1990 até o ano de 2006.. De lá para cá, manteve-se a Presidência e a Vice-Presidência, sempre eleitos pelo Conselho Deliberativo, com pequenas alterações em seu quadro de Diretores, havendo alteração do Presidente e do Vice neste ano de 2006.

Durante estes mandatos, o Clube tem evoluído muito, especialmente em seu aspecto social, sendo hoje reconhecido com um dos mais importantes clubes recreativos da nossa cidade e da região.

.Algumas realizações de vulto foram construídas nas quatro gestões anteriores, destacando-se:

 •   a aquisição da chácara "Marincek", anexa ao Clube, com 29.000 metros quadrados;

 •   a construção de um majestoso estádio de futebol;

 •   a construção de saunas masculinas e femininas e de uma moderna academia de musculação e ginástica;

 •   a construção de um Salão VIP, destinado a festas de associados e convidados;

 •   a organização de um "saloon" de "snooker";

 •  a remodelação de todos os sanitários, com instalações de primeira linha;

 •  a instalação de uma moderna escola de informática;

 •  a aquisição de um moderno gerador de energia de 320 KVA;

 •  a informatização das portarias, com acesso via cartão magnético;

 •   a informatização da Secretaria do Clube;

 •  a organização de  uma excelente escola de judô, para ambos os sexos;

 •   a construção de uma praia, com quiosques e churrasqueiras;

 •   a construção de uma moderna pista de "skate";

 •   a instalação de um "Telão", com DVD e TV, destinados à transmissão das atividades sociais e esportivas;

 • A construção de um moderno Parque Aquático, para o qual está prevista a complementação com Rio Lento e Piscina de Ondas.

Ainda durante estas gestões, foi elaborado um Plano Diretor, aprovado pelo Conselho Deliberativo, que serivria de base para todas as construções e reformas nas dependências do Clube, já realizadas ou a serem concretizadas no futuro.  A partir da nova Gestão, este Plano Diretor, como é característico de todo Projeto, vem sofrendo alterações, sempre destinadas a atender os anseios dos associados.

Ribeirão Preto, junho de 2016 (mcs/JRS-1º Secretário)

 

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